quarta-feira, 27 de maio de 2009

Exercício fisico no inverno evita ganho de peso

Se no verão a procura pela academia é intensa, no inverno ocorre uma certa “preguiça”, principalmente no período da manhã. Mas, o desejo de manter a forma ainda é maior. O personal trainer, Marcelo Vieira da Silva, da Biofit, lembra que a prática de exercício físico deve ser constante e sempre aliada à alimentação balanceada e hidratação.
O início da atividade física passa pela anamnese - uma avaliação, que inclui a parte clínica - para adequar os exercícios e aparelhos que serão indicados. É preciso checar os fatores de risco. A hidratação, roupas leves, calçados adequados e dieta fracionada também são essenciais para um bom desempenho e resultado. “A reeducação alimentar é o que muda a estética, exercício é complemento”, enfatiza Marcelo Silva.
O personal alerta que no inverno a tendência é a pessoa aumentar um pouco o consumo calórico, o que não justifica. O consumo e gastos de energia devem ser os mesmos que em outras estações do ano. O que muda é a temperatura corporal, desta forma o aquecimento é acrescido para chegar à temperatura ideal, em torno de 36,5. Outra dica é continuar usando roupas leves.
O exercício físico deve fazer parte da vida das pessoas como faz a alimentação e o sono. O corpo se adapta ao treinamento e se este for interrompido, o corpo perderá capacidade aeróbia, força, flexibilidade.
O treinamento é baseado em equilíbrio à musculatura corporal, assim a pessoa fica apta a enfrentar as atividades do dia-a-dia - subir e descer escadas, agachar, correr... com mais facilidade e menor fadiga. Também evitará dores em atividades de esforço repetitivo e postura. Tudo reflete na qualidade de vida.
O mais indicado é que se pratique exercício uma hora por dia e sempre ingerir 500 ml de líquido, de preferência água, uma hora antes do treino. Durante, hidratar a cada 15 minutos e se o treino for intenso ingerir uma bebida hidroeletrolítica (água de coco).

Alimentação balanceada é essencial
A personal Fátima Pia cente evita consumir carboi dratos à noite e faz uma alimentação mais leve. Mas não descuida do café da manhã e das proteínas. Às clientes sempre orienta a hi dratação e a busca por uma nutrici­onista para definir um cardápio mais adequado.
Roberta Franco lembra que perder peso é um fator determinante para a saúde, mas é preciso estar atento pois o problema é a manutenção.
“Gostoso é comer errado... exercício e alimentação são hábitos de vida, o fumo, a bebida, as drogas e comer errado só prejudicam”, diz ela, lembrando que não se pode começar o treino de estômago vazio e nunca se esquecer da hidratação permanente.

Prática favorece saúde e aparência
A funcionária pública federal, Francine Mara de Paula Pedroso, 33, alia exercício físico à boa alimentação. Sempre praticou algum tipo de esporte, mas há dois anos e meio faz treinamento em academia. Começou na hidroginástica, por indicação médica devido a dores cervicais. Com o treino percebeu resultado mais rápido tanto à saúde quanto à beleza.
Francine treina três vezes na semana com a personal Fátima Cristina do Amaral Piacente, 30. No inverno é um pouco mais difícil sair de casa, mas quando começa o exercício logo vem a disposição e, no verão também se cansa mais.
Além da academia, Francine e o marido Marcelo Pedroso fazem aula de dança, uma vez por semana. Com isto ela trabalha a parte física e emocional, a música sempre deixa mais leve.
Outra preocupação do casal é com a alimentação. “Como pouca quantidade, mais vezes ao dia”, diz Francine que não dispensa frutas e verduras.
A qualidade de vida é o principal objetivo. Marcelo está sempre atento e “cobra” a freqüência à academia. Nos finais de semana, ainda se aventuram em caminhadas pela avenida Esmeraldas.
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Por falar em preguiça de inverno, apesar de que ele ainda não chegou pra valer por aqui, ela já bateu à minha porta, ou melhor, entrou sem pedir licença. Hoje fui treinar depois de vários dias sem correr e me senti menos culpado. Tomara que a vontade de treinar seja maior que a preguiça...

terça-feira, 19 de maio de 2009

Meia Maratona de Matosinhos (1)

Ae moçada,
Está confirmada minha inscrição na Meia Maratona de Matosinhos (Portugal). Bora treinar porque quero fazer sub 2h. Fui..................

Faça seus tênis de corrida durarem mais

Fazer seu tênis de corrida durar mais é desafio mais duro do que percorrer uma prova até o final. Em poucas semanas de uso, os furos começam a surgir, aparecem os descolamentos, o amortecimento já não é mais o mesmo e tudo isso sem falar na aparência, que faz vergonha.
Melhorar esse estado, realmente, não é simples. Mas alguns cuidados podem aumentar a vida útil do seu companheiro de treino, evitando aumentar ainda mais as despesas no final do mês. "Um bom começo é usar o tênis destinado para o esporte somente nos treinos, o que já contribui para reduzir o desgaste", explica o personal trainer e especialista do MinhaVida, Ivaldo Larentis.
Outra dica fundamental está na hora de guardar seus calçados. "Evite as áreas muito frias, que podem favorecer a formação de mofo. Mas manter os tênis no sol, durante o dia todo, também não é indicado: a temperatura alta favorece os descolamentos"
Ignorado, o selo que ensina como proceder durante a lavagem também oferece soluções que são bastante úteis: secar à sombra e aplicar detergentes próprios para calçados melhoram a durabilidade. "Lavar demais também não é uma boa idéia, o tênis de trenó não precisa estar sempre brilhando", afirma Leandro Moraes, gerente de calçados da Mizuno.
Outra dica importante para garantir que seu tênis não estrague fácil é escolher os locais que você vai praticar esportes. Aqueles que não apresentam as devidas condições de treino podem, por exemplo, acabar com o amortecimento do seu calçado. "Além disso, é preciso escolher um calçado adequado para o seu esporte. Jogar vôlei com um tênis feito para corrida, por exemplo, prejudica o amortecimento e aumenta o risco de lesões", afirma o personal.
E quando o assunto é praticar esportes em locais úmidos ou em dias de chuva, a atenção precisa ser redobrada. Os calçados, muitas vezes, são danificados nesses momentos. "Após correr em solo úmido, ou em dias de chuva, é importante secar totalmente o tênis, inclusive as solas. Para acelerar esse processo vale colocá-los perto de uma fonte de calor, mais não em uma secadora, que desgasta demais as fibras do tecido", explica o Ivaldo Larentis.

Sua pisada
Seu tênis está ficando deformado rapidamente? O problema é comum quando você não repara no tipo de pisada. "Quando o calçado respeita o tipo de pisada de uma pessoa, ele se adapta melhor aos exercícios, prevenindo lesões, melhorando a performance e garantindo maior conforto. Certamente, o desgaste diminui", afirma o gerente de calçados da Mizuno.
Para descobrir seu tipo de pisada, existem diversas marcas que disponibilizam uma máquina especial e o teste gratuito pode ser feito nas lojas de calçados. Um ortopedista também pode fazer esta análise.

Na hora de lavar
Na hora da lavagem do seu calçado é preciso ficar atento as recomendações do fabricante. Mas alguns cuidados são únicos e não podem ser deixados de lado, confira as dicas que Leandro Moraes e lave seus calçados sem riscos de estragá-los:
  • Recomenda-se lavá-lo à mão com sabão neutro e secar a sombra, em posição horizontal, sobre uma superfície plana.
  • Nada de lavar a máquina ou usar secadoras: esses processos podem deformar definitivamente o produto.
  • Não deixe os tênis de molho nem pendure no varal. O molho pode causar manchas e o varal deforma o calçado.
  • Não utilize pó ou detergente químico, pois esses produtos podem enfraquecer o calçado, que vai se desgastar mais facilmente.
  • Se a palmilha do seu tênis for removível, lave-a separadamente. Os cadarços também devem ser limpos da mesma forma.
  • Para que você evite a lavagem contínua dos tênis, uma dica é não usar o mesmo par todos os dias.
Hora de trocar
Mesmo tomando os devidos cuidados, chega o momento de trocar o calçado. Mas não só a aparência é responsável pelo alerta, de acordo com o gerente de calçados da Mizuno. "O desgaste da sola, principalmente da composição de borracha, e as fissuras ou deformações presentes no tênis são os principais sinais de que é hora de comprar um novo par", afirma.
Outra dica é reparar se as dores estão presentes, principalmente na região das articulações. "Quando o calçado não está mais apresentando um amortecimento bom, o aluno sente mais impacto durante os exercícios, em conseqüência disso as juntas e as articulações ficam doloridas. Esse é um grande sinal que é preciso optar por um novo modelo de tênis", explica Ivaldo Larentis.
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Comentário: Até hoje, em todas as lojas que fui perguntar se tinham a máquina para o teste de pisada, poucas tinham, e as que tinham as máquinas estavam com defeito. Acho que o jeito é ir pra uma cidade um pouco maior do que as que eu tenho aqui na minha região.
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Fonte: Portal da Educação Física

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Semanas Ruins...

As últimas semanas não foram nada boas.
Muitas ausências no trabalho, e na atual, trabalhando a noite para recuperar o perdido.
Ausências nos treinos? Inúmeras. Dos 15 dias do mês treinei apenas 2. Felizmente já estou com o Visto em mãos e passagens compradas. Embarco pra Lisboa no dia 25 de Junho, chego dia 26 e vou pra Aveiro: Patrícios, me aguardem. E logo depois de chegar (12/Julho) vou participar da Meia Maratona de Matosinhos e quero fazer sub-2h. Será???

domingo, 10 de maio de 2009

1ª Corrida do Trabalhador de Jaraguá do Sul (SC)

Ae moçada,
Ainda não saiu o resultado o oficial da corrida, mas tive um novo recorde pessoal batido nos 10Km. Meu objetivo era fazer sub-55 e consegui: Fiz em 54 minutos. Show de bola. Meu amigo Thiago Vieira de Blumenau fez por volta de 51:30. Estamos ansiosos para saber a classificação. O pessoal da Corja esteve participando em peso do evento e voaram baixo como sempre. É isso aí, "Keep Training".
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Também não posso de deixar de mencionar que encontrei o Corredor e Blogueiro Diego da Costa de Joinville, do blog Diário de um Novato, que também mandou muito bem nos 5Km.
E agora saiu o resultado no site da Corville:
Geral 127/151 (84,1%)
Masc 109/123 (88,6%)
Categ 35/39 (89,7%)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Prêmio Top Blog 2009


Ae moçada,
Inscrevi meu humilde Blog no Prêmio Top Blog 2009. O "Na Corrida..." está concorrendo na categoria Esportes.
Se você gosta deste espaço e quiser manter o seu dono feliz (rsrs), colabore com seu voto e de seus amigos, basta clicar no selo ao lado para votar (tem que fornecer nome e email). Em alguns segundos você receberá um email para confirmar o seu voto.
As votações vão até o dia 11/08/09. Durante este período, vocês poderão escolher e votar em um ou mais candidatos em diferentes grupos e categorias considerando-se válidos apenas UM voto por candidato (Blog).
Conto com seu apoio.
Sucesso a todos, Frank.


domingo, 3 de maio de 2009

Domingão do Longão

Ae moçada,
Hoje fiz um mais um longão. Vinte e quatro mil e oitocentos metros (24800) de pura endorfina. Na ida fui a 6:25min/Km e na volta apertei um pouco o passo, fazendo 6:10min/Km. Maior longão até agora (quebra de recorde pessoal de novo, heheh). Eita como é bom isso. Outra novidade é que inaugurei minha bermuda térmica.
Ultimamente estava tendo problemas com assaduras entre as pernas, principalmente nos treinos mais longos. Até achei algumas no mercado livre baratinhas, só que de cotton (algodão c/ elastano). Mas o algodão não é bom pq retem muito líquido. Procurei em Blumenau e o melhor preço foi R$ 36,00. Ontem de manhã, passeando com minha esposa e meu filho pelo centro da cidade, entrei na loja do Falcão (isso mesmo, o do Futsal, mora na minha cidade - a propósito no longão passei na frente da fábrica da Malwee). Perguntei pro atendente sobre bermuda térmica (porque é esse o nome que eles usam) e provei: ficou muito boa. Aí pensei que o preço seria quase o mesmo que tinha achado em Blu, só que tava em promoção por R$ 23,00. Resultado: levei duas, heheh. E o longão foi show, nem sinal das terríveis assaduras.
Outra coisa, estou pensando em comprar uma mochila de hidratação da Mizuno 2l, que encontrei em promoção por R$ 59,90. Alguém já usou? Recomenda ou não? Por favor deixem seus comentários.
Na Corrida, Frank.