quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Eu quero um lugar pra morar...

... onde os donos de seus cães não os tragam para fazer suas necessidades na frente da janela da cozinha onde eu moro. E você ???

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Corrida - O prazer da superação

Com novos adeptos a cada dia e muitas vezes indicada para melhorar o condicionamento físico, a corrida também seduz pelos benefícios estéticos.
Ganhar disposição, abandonar maus hábitos, melhorar o condicionamento físico e, de quebra, perder uns quilinhos é mais do que bem-vindo. Em busca destes e outros benefícios, a corrida ganha mais adeptos a cada dia. Organizados em associações, acompanhados de personal trainers ou solitários, os corredores ocupam bosques, parques e pistas de caminhada, especialmente nos finais de tarde.
Há um ano e meio, a professora e magistrada Valéria Franco vem seguindo a orientação médica para praticar a corrida e já coleciona participações em provas de destaque nacional, como a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Valéria dedica duas horas por semana ao esporte. “Me sinto muito melhor”, diz. Ela praticava hidroginástica, alongamento e ginástica localizada antes de começar a correr.
O executivo comercial Luís Carlos Martins Branco também se rendeu aos benefícios da atividade física que substituiu o futebol em sua vida. Pela corrida, Branco deixou de fumar, passou a dormir mais cedo e ficou mais disciplinado, além de filiar-se à Associação dos Corredores de Rua de Maringá (Acorremar). “Sempre gostei de esportes, mas ainda não havia me identificado tanto”, diz ele.
Na avaliação do executivo, o desafio é o grande mérito da atividade. “A competição é com você mesmo, com seu melhor desempenho, e não com o adversário. Isso é muito bom”. Das provas em que participou, Branco guarda a lembrança da confraternização entre os competidores ao final da competição, em clara demonstração de que o mais importante é participar e terminar a prova.

Cuidados

No entanto, engana-se quem acredita que basta um par de tênis nos pés e boa vontade na cabeça para correr e entrar em forma. De acordo com a personal trainer Regina Thon, o primeiro passo é marcar uma consulta com um cardiologista para saber se o coração aguenta o esforço.
A dica é válida principalmente para os hipertensos, fumantes e quem está com sobrepeso, já que a atividade exige muito do sistema cardiovascular. “Muitas vezes não sentimos a fadiga do organismo por conta do esforço”, alerta Regina. Segundo ela, um dos aliados dos candidatos a corredor é o frequencímetro, aparelho que mede os batimentos cardíacos e acusa qualquer alteração importante.
Com cinco alunos ‘corredores’, Regina não sai de casa sem ele. Taiane Machado de Oliveira é uma delas. Apesar de já correr há oito anos, ela respeita os limites de seu organismo e nunca exagera no esforço.
“Nunca passei mal correndo, o que é comum quando não se tem muito claro até onde o corpo pode ir”, diz ela. Ao lado da professora, Taiane participou da Prova Rústica Tiradentes este ano, e confessa que a maior satisfação foi ter cruzado a linha de chegada. “São 10 quilômetros, né?”
A personal trainer vê no aumento do número de competições de rua um dos motivos para o crescimento dos atletas. Este ano, além da Tiradentes, houve a Maringá Night Run, a Maratona de Revezamento Pare de Fumar Correndo Vanderlei Cordeiro de Lima e a Meia Maratona de Maringá.
Orientações seguidas, incluindo o tênis que deve ser adequado, a boa forma vem a passos largos. “Não adianta pensar que a forma física vem em dois meses. É preciso ter paciência”, lembra Regina.

Fonte: O Diário do Norte do Paraná