Ae moçada,
Já estou cá instalado em Aveiro (Portugal) e apesar de ser verão por cá, venta muito, muito mesmo. Achei um texto interessante no Portal da Educação Física a respeito de vestimenta para se utilizar durante as corridas em dias frios. Bons treinos, Frank.
---
No Brasil, o inverno pode até não ser tão rigoroso quanto em outros países. Isso, porém, não significa necessariamente que os corredores daqui também não sofram com as baixas temperaturas no momento de saírem às ruas para a prática do esporte.
Por isso, antes de optar pelo que vestir na hora do treinamento, o atleta deve saber o que, quando e, principalmente, porque escolher cada tipo de proteção.
“No Brasil não há tanto frio, mas algumas proteções se fazem necessárias, já que, com temperaturas baixas, o corpo tem um pouco mais de dificuldade de manter sua temperatura ideal, principalmente antes do início do exercício”, fala Sílvio Cardozo da Silveira, diretor técnico da S1G Assessoria Esportiva.
“O aquecimento passa a ter uma importância ainda maior. Em temperaturas baixas, faço meus corredores aquecerem com roupas mais quentes e por mais tempo. Além disso, é importante ressaltar que o atleta deve começar seus treinamentos em um ritmo mais leve, por mais tempo, para que se aqueça adequadamente”, completa o diretor técnico da assessoria esportiva Remião Treinamento Físico, Eduardo Olsson Remião.
Os acessórios
Melhor prevenir do que remediar. Essa máxima serve também para a corrida, por isso, o O2 Por Minuto listou os principais acessórios para que o atleta esteja preparado para enfrentar o frio na hora de correr.
Touca
“Existem toucas feita de material mais moderno, mas, creio que nem sempre são necessárias. Uma touquinha de lã já é o suficiente para proteger”, fala Remião
Luvas
“Nem todo mundo tem frio nas mãos, mas, se o corredor preferir, pode usar sim as luvas, já que, por ficarem nas extremidades, as mãos tendem a ficar mais frias. Existem vários tipos de luvas específicas para quem pratica o esporte, porém, nada impede que o atleta use luvas comuns de inverno”, explica Silveira.
Camisas de manga longa
“Em alguns casos, somente a camiseta de manga comprida já é suficiente para proteger. O material deve ser específico para a corrida, pois as de algodão não retêm o calor do corpo”, diz Remião
Jaquetas
“As jaquetas são usadas em caso de frio mais intenso. Mesmo assim, elas tendem a ser tiradas após um tempo de exercício. Existem as famosas `quebra-vento´, que são feitas de um material mais leve e que protege bem o corredor”, afirma Silveira.
Calças
“Assim como as outras peças, existem também as calças feitas de material mais específico para o esporte. Não aconselho as de moletom, porque elas vão ficando molhadas com o suor enquanto o atleta corre. Isto, além de aumentar o frio, deixa o material pesado”, explica Remião.
Por Fausto Fagioli Fonseca
A Matéria é muito interessante, eu não me dou muito com o frio o dia que for correr em uma cidade fria to ferrado, terei que começar adquirir roupas especificas para o frio.
ResponderExcluirBoas corridas.
Jmaratona
Viva Frank,
ResponderExcluirAveiro tem muito vento, assim como as praias aqui do norte de Portugal. É a famosa "Nortada".
Ainda assim o vento contra para lá.... é a favor para cá! :D
Abraço
Frank
ResponderExcluirque bom que ja esta instalado. Espero que esteja gostando.
Bom este seu post. Eu como moro em uma das partes mais fria dos Estados Unidos e treino em pleno inverno então estou super por dentro das novidades no que se refere roupas para corredores para enfrentar baixas temperaturas. Por aqui o que nao falta nunca sao novidades para corredores.
Um abraço,