Páginas

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Desconforto ao Correr

Olá Pessoal,
Hoje vou falar sobre dois motivos de desconforto entre corredores, e que aconteceram comigo nos últimos treinos mais longos (e outros não tanto).
Sangramento nos mamilos.: Para quem não é corredor pode parecer um tanto quanto estranho ou até frescura, mas é um problema que certamente já aconteceu com vários corredores. Já tinha lido algumas matérias no blog do Renato Dutra, João Campos e Luís Augusto e todos aconselham a utilizar camisetas de materiais como dry-fit e/ou poliéster. Isto porque estes materiais retém menos líquido do que as tradicionais camisetas de algodão. Outra dica é utilizar vaselina: há alguns dias entrei numa farmácia daqui de Jaraguá do Sul (SC) no final de um longuinho para comprar e a atendente achou um tanto quanto estranho quando expliquei o porquê da vaselina. Só que comprei líquida e o negócio acabou não funcionando muito bem. Procurei mais na internet sobre o assunto e vi que também tem em pasta. Alguns utilizam pequenos "band-aid", mas pra quem corre frequentemente acaba se tornando um pouco caro. Aí resolvi improvisar e tem funcionado muito bem. Estou usando micropore: uma espécie de esparadrapo, só que muito mais maleável e fino, e tem funcionado bem.
Assadura nas axilas.: Na verdade não foi bem nas axilas, mas um pouco mais abaixo, onde a pele interna do braço roçava sobre o acabamento de uma camiseta regata (de algodão) que estava usando no último longão. O pessoal também indica o uso da vaselina e camisetas já citadas logo acima. Pra mim isto aconteceu só uma vez, mas foi extremamente desconfortável, ao ponto de ter que correr como uma galinha de asas abertas, para diminuir o atrito e a dor. A camiseta é até legal, só que estou tentando ao máximo evitar estas de algodão.
Se estes e outros desconfortos apareceram pra vocês, o que vocês fizeram pra resolver? Mande aqui seu comentário.
"Na Corrida...", Knaesel.

5 comentários:

  1. Oie...

    Acredito que nós (mulheres) não temos esse problema por usarmos os TOPS.

    Deve ser uma dor horrivel para voces homens, até pq vcs não aguentam dor nenhuma rsrsrs

    O Micropore, acredito ser a melhor opção, mas depende tb da quantidade de pelos que vc tem.

    Pq existe dois tipos de esparadrapo/micropore: os que não grudam, e os que não saem rsrs

    Acredito que a melhor opção tanto para a assadura quanto para os mamilos são as regatas mais cavadinhas e mais fresquinhas.

    E sim, comprar vaselina, na farmácia, todo mundo estranha.

    Meu noivo é muito zoado por isso.

    Graças a Deus sou mulherzinha, e não tenho esses problemas...

    Ahhh, tenho um problema sim, não posso correr com aqueles shortinhos larguinhos... minhas coxas precisam estar bem protegidas, uma da outra, se não é assadura na certa!

    Mas a roupa certta com certeza é fundamental para um bom rendimento!

    Otimo texto!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Caro Frank,

    Estive lendo a sua matéria sobre sangramento dos mamilos. Aqui em Portugal é mais vulgar isso acontecer em provas mais longas (meias-maratonas) e no Verão por causa do calor e da transpiração. Acredito que no Brasil seja pior por causa rambém do calor. Pessoalmente nunca me aconteceu nada de muito grave nesse aspecto (nunca cheguei a ferir os mamilos ao ponto de sangrarem) mas já vi colegas no final de meias-maratonas completamente ensanguentados. No Verão, a vaselina em pasta funciona muito bem para prevenir este problema.
    Boas corridas
    Cumprimentos de POrtugal
    Raul

    ResponderExcluir
  3. Olá frank

    Quando vi este post no seu blog, percebi que você poderia me responder algumas perguntas.

    Sempre corri por uma época e depois paro devido a corrida do dia-dia, voltei a correr agora mas aconteceu algo que nunca tinha acontecido antes. Saiu do meu mamilo direito um pequena secreção para ser mais exato parece uma berrruga na ponta do bico do peito. Estou preocupado mas acho que é devido a corrida. Senti dores no mamilo direito durante a corrida e quando fui fazer algumas abdominais, saiu esta "verruguinha". Como o senhor é um pessoa experiente neste mundo, poderia me ajudar?

    Muito obrigado

    Michael Wallace

    ResponderExcluir
  4. Olá Michael, obrigado pelo comentário.
    Eu também possuo tal verruga há anos, porém mto pequena, e a propósito nunca me atrapalhou em nada. Se estás preocupado com ela, sugiro consultar um dermatologista para tirar qualquer dúvida.

    ResponderExcluir
  5. olá isso ocorreu comigo tambem, valeu pelas dicas me ajudaram muito.

    ResponderExcluir