Páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Exercício fisico no inverno evita ganho de peso

Se no verão a procura pela academia é intensa, no inverno ocorre uma certa “preguiça”, principalmente no período da manhã. Mas, o desejo de manter a forma ainda é maior. O personal trainer, Marcelo Vieira da Silva, da Biofit, lembra que a prática de exercício físico deve ser constante e sempre aliada à alimentação balanceada e hidratação.
O início da atividade física passa pela anamnese - uma avaliação, que inclui a parte clínica - para adequar os exercícios e aparelhos que serão indicados. É preciso checar os fatores de risco. A hidratação, roupas leves, calçados adequados e dieta fracionada também são essenciais para um bom desempenho e resultado. “A reeducação alimentar é o que muda a estética, exercício é complemento”, enfatiza Marcelo Silva.
O personal alerta que no inverno a tendência é a pessoa aumentar um pouco o consumo calórico, o que não justifica. O consumo e gastos de energia devem ser os mesmos que em outras estações do ano. O que muda é a temperatura corporal, desta forma o aquecimento é acrescido para chegar à temperatura ideal, em torno de 36,5. Outra dica é continuar usando roupas leves.
O exercício físico deve fazer parte da vida das pessoas como faz a alimentação e o sono. O corpo se adapta ao treinamento e se este for interrompido, o corpo perderá capacidade aeróbia, força, flexibilidade.
O treinamento é baseado em equilíbrio à musculatura corporal, assim a pessoa fica apta a enfrentar as atividades do dia-a-dia - subir e descer escadas, agachar, correr... com mais facilidade e menor fadiga. Também evitará dores em atividades de esforço repetitivo e postura. Tudo reflete na qualidade de vida.
O mais indicado é que se pratique exercício uma hora por dia e sempre ingerir 500 ml de líquido, de preferência água, uma hora antes do treino. Durante, hidratar a cada 15 minutos e se o treino for intenso ingerir uma bebida hidroeletrolítica (água de coco).

Alimentação balanceada é essencial
A personal Fátima Pia cente evita consumir carboi dratos à noite e faz uma alimentação mais leve. Mas não descuida do café da manhã e das proteínas. Às clientes sempre orienta a hi dratação e a busca por uma nutrici­onista para definir um cardápio mais adequado.
Roberta Franco lembra que perder peso é um fator determinante para a saúde, mas é preciso estar atento pois o problema é a manutenção.
“Gostoso é comer errado... exercício e alimentação são hábitos de vida, o fumo, a bebida, as drogas e comer errado só prejudicam”, diz ela, lembrando que não se pode começar o treino de estômago vazio e nunca se esquecer da hidratação permanente.

Prática favorece saúde e aparência
A funcionária pública federal, Francine Mara de Paula Pedroso, 33, alia exercício físico à boa alimentação. Sempre praticou algum tipo de esporte, mas há dois anos e meio faz treinamento em academia. Começou na hidroginástica, por indicação médica devido a dores cervicais. Com o treino percebeu resultado mais rápido tanto à saúde quanto à beleza.
Francine treina três vezes na semana com a personal Fátima Cristina do Amaral Piacente, 30. No inverno é um pouco mais difícil sair de casa, mas quando começa o exercício logo vem a disposição e, no verão também se cansa mais.
Além da academia, Francine e o marido Marcelo Pedroso fazem aula de dança, uma vez por semana. Com isto ela trabalha a parte física e emocional, a música sempre deixa mais leve.
Outra preocupação do casal é com a alimentação. “Como pouca quantidade, mais vezes ao dia”, diz Francine que não dispensa frutas e verduras.
A qualidade de vida é o principal objetivo. Marcelo está sempre atento e “cobra” a freqüência à academia. Nos finais de semana, ainda se aventuram em caminhadas pela avenida Esmeraldas.
---
Por falar em preguiça de inverno, apesar de que ele ainda não chegou pra valer por aqui, ela já bateu à minha porta, ou melhor, entrou sem pedir licença. Hoje fui treinar depois de vários dias sem correr e me senti menos culpado. Tomara que a vontade de treinar seja maior que a preguiça...

Um comentário:

  1. Pois meu amigo.. eu com frio sem frio, com chuva sem chuva, nem ganho peso em perco peso... aff

    ResponderExcluir