Páginas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Musculo gordura - verdades e mentiras

Descubra se você entende tudo sobre o assunto e sabe o melhor caminho quando o tema é músculo e gordura.

Você queima mais gordura se faz exercício com o estômago vazio Verdade: treinar em jejum o ajudará na hora de perder uns quilinhos, embora não seja uma opção muito saudável. Estudos recentes mostram que fazer esforço físico com o estômago vazio ajuda a queimar uma maior quantidade de gordura.
Uma boa forma de fazer exercício são as caminhadas Verdade: caminhar devagar (a uma velocidade próxima de 5 km/h) é uma das formas mais saudáveis de se exercitar, já que a absorção de insulina pelas células é melhorada, a energia aumenta, o estresse e a pressão arterial diminuem etc. Se o seu objetivo é perder peso e você não está em forma, comece a andar, mas, quando esse ritmo de passeio permitir a você conversar sem que perca o fôlego, imprima mais velocidade. Lembre-se: uma vez que o corpo se acostuma a uma determinada atividade física, é preciso acelerar o passo para que continue a perder medidas.
Você queima o mesmo número de calorias andando e correndo Mentira: estudos mostram que a queima de calorias gerada pela corrida chega a ser 30% maior, dependendo da velocidade em que se corre, porque a corrida requer muito mais esforço, mais músculos são acionados e, portanto, mais energia é gasta.
É impossível transformar gordura em músculo Verdade: gordura e músculo são tecidos diferentes, ou seja, um deles não pode milagrosamente se transformar no outro. Às vezes, até pode parecer que sim. A partir dos 30 anos, aproximadamente, você começa a perder massa muscular, fazendo com que o metabolismo caia com o passar dos anos (cerca de 3% por década). Resultado: os pneuzinhos aparecem onde antes havia músculos firmes e tonificados. Exercícios aeróbios e musculação ajudam a eliminar as gorduras e a tonificar a musculatura novamente.
Músculo pesa mais do que gordura Verdade: um quilo é sempre um quilo, seja ele composto de músculo ou de gordura. Porém, o músculo, por ser mais denso e compacto do que o tecido gorduroso, acaba dando a ideia de ser mais pesado. A musculatura ocupa menos espaço no corpo, por isso, o peso corporal pode aumentar à medida que você treina e ganha massa muscular. Lembre-se: a musculatura gasta mais energia por dia, portanto, quanto mais muque você tiver, mais calorias serão queimadas.

Fonte: Lygia Haydée - Sportlife

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gosto muito do que você escreve.. iniciei o meu blog há alguns dias e gostaria da sua opinião, se for possível.. ainda não tenho seguidores então se gostar fique à vontade para me seguir rsrs =) abraço

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do blog!
    Parabéns!!!

    Aqui fica a dica sobre artigos de saúde (Enciclopédia de Saúde) e profissionais de saúde.


    Muita saúde e felicidade!

    ResponderExcluir